segunda-feira, 13 de abril de 2009

Projeto Quero a Vida.



















Os Institutos Feijó em parceria com o Fundo Canadá apresentaram aos alunos das escolas estaduais e municipais e a comunidade o projeto Quero a vida uma caminho para a paz onde na oportunidade se inscreveram 160 jovens, dos quais 28 mulheres e 20 homens foram selecionados para atuar como multiplicadores no projeto. E os mesmos foram capacitados com o curso de líder cidadão realizado pelo instituto e SEBRAE que tem como Objetivo levar aos participantes a tomarem consciência da importância e responsabilidade do papel de líder e Inspirar os participantes com idéias para ser um líder que promova e fortaleça uma cultura de paz na sua escola, os menos participaram de uma palestra sobre violência com o mm. Juiz de direito Dr. Romário Divino Farias, o qual é o juiz titular desta comarca e ainda de uma oficina sobre elaboração de projetos.
Após a capacitação foi feita uma reunião com todos os parceiros do projeto para discutir o lançamento do mesmo, sendo aprovado dia 03 de abril do ano em curso, e que a melhor maneira para o lançamento seria realizar uma caminhada pela paz, caminhada esta que envolveria todos os seguimentos da sociedade, escolas igrejas, pastorais, sindicatos e ONG, enfim a comunidade como um todo.
Caminhada esta que contou com mais de 7000 (sete mil pessoas).
De acordo com o presidente do Instituto Feijó, Antonio Jarbas, as atividades do projeto serão oferecidas como alternativa de proporcionar aos jovens um lugar de encontro e entretenimentos nos finais de semana e um espaço diferenciado do cotidiano de cada aluno. Assim como possibilitará que os jovens tenham acesso a diversas formas culturais, gerando um clima de promoção e expansão da paz e também propiciará uma relação amistosa e de muita integração do jovem com a escola, com a comunidade onde vive e com a sociedade em geral. Passando a escola a ser vista como um lugar de expressão de manifestações sócio-culturais de diversos grupos da comunidade.
Pois no dias de hoje, deparamos com uma violência crescente nas escolas, no futebol, na ecologia e na sociedade em geral, que nos deixa num beco-sem-saída. Aí então a gente pára para refletir e percebe que as alegrias que tivemos ao longo da vida estão relacionadas aos momentos felizes em que reinou a felicidade e o amor em nossos corações, em função da liberdade e da paz que existiam em nossas casas, nas escolas, nos parques, nos jardins, nas praças públicas, nos circos, nas paias, nos bailes, nos shows, etc. Agora, a gente está percebendo que tudo isto está se acabando por causa da violência que aí está. Então percebemos que a paz é a nossa maior riqueza, fator primordial para atingirmos a plena felicidade. Daí é que sabemos que precisamos reconstruí-la, pois ela é um fator de construção, não casual. Assim, temos o compromisso de trabalharmos intensivamente na mobilização da sociedade, a fim de edificar a paz, para nós e para quem vem depois de nós.
O projeto Quero a Vida acredita que a Cultura da Paz se faz nas pequenas ações do cotidiano: no nosso jeito de nos comunicar com os outros, na nossa forma de lidar com conflitos e sentimentos como frustração e raiva, na nossa capacidade de reconhecer e valorizar as diferenças e de sermos tolerantes. Cada um de nós pode ser um construtor da Paz. Cada um de nós pode influenciar com sua maneira de agir o grupo de pessoas que nos cercam a serem construtoras da Paz.

Um comentário:

  1. Prezado Jarbas,

    Ficamos muito felizes ao ver que o lançamento do Projeto Quero a Vida foi um grande sucesso e que obteve ampla participação da comunidade de Feijó.

    Nós do Fundo Canadá ficamos na torcida para que este projeto transforme positivamente a vida da juventude da sua cidade!!

    Abraços e muito sucesso!

    Daniela Pinto
    Coordenadora do Fundo Canadá

    ResponderExcluir