sábado, 13 de dezembro de 2008

FUNDO CANADÁ PATROCINA PROJETO DO INSTITUTO FEIJO ACRE-IFA


O Programa Fundo Canadá patrocinará ação do projeto Quero a vida que tem como objetivo geral reduzir os índices de violência nas escolas e na comunidade entre as crianças, adolescentes e jovens por meio da realização de atividades sócio-culturais dirigidas e visando o fortalecimento do vínculo entre comunidade e ambiente escolar.
De acordo com o presidente do Instituto Feijó, Antonio Jarbas, as atividades do projeto serão oferecidas como alternativa de proporcionar aos jovens um lugar de encontro e entretenimentos nos finais de semana e um espaço diferenciado do cotidiano de cada aluno. Assim como possibilitará que os jovens tenham acesso a diversas formas culturais, gerando um clima de promoção e expansão da paz e também propiciará uma relação amistosa e de muita integração do jovem com a escola, com a comunidade onde vive e com a sociedade em geral. Passando a escola a ser vista como um lugar de expressão de manifestações sócio-culturais de diversos grupos da comunidade.
E que a equipe do IFA juntamente com os parceiros realizarão as oficinas nas escolas e nos bairros, informando e conscientizando os jovens a respeito de vários temas como: Meio Ambiente, Drogas, violência, DST’s/AIDS, Voluntariado como forma de protagonismo juvenil (incentivará o voluntariado nas escolas), incentivará a mobilização das escolas em formar seus movimentos estudantis, Gravidez na Adolescência (informará e esclarecerá como evitar gravidez na adolescência, assim como mostrará as dificuldades enfrentadas por jovens que se tornam mães de filhos não planejados).
Além de informar e conscientizar jovens e adultos, o Programa proporcionará também lazer, bem-estar e entretenimento, a toda a comunidade estudantil.
O projeto será executado pelo IFA, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Grêmios Estudantis, ONGs, Escolas da rede pública estadual e municipal, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública Estadual.
E que os resultados esperados são a redução da violência entre os jovens, tanto nas escolas como nas comunidades, conscientização dos jovens em relação à cultura de paz nas escolas, fortalecimento da rede de juventude pela valorização da vida.
E valorização da escola como um espaço de desenvolvimento do intelecto e da cultura, assim como de entretenimento e socialização.
É relevante mencionar que para Feijó, esse vínculo é a manifetação clara e evidente da capacidade de mobilização que transcende as fronteiras internacionais e se efetiva na construção de uma sociedade pautada nos valores humanos. E isso ratifica os laços entre Brasil e Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário